Skip links

Case: Reuso na reciclagem de PET!

 

Case da TFT Pet de Nova Alvorada

A TFT Pet é uma indústria de reciclagem localizada em Nova Alvorada, Rio Grande do Sul. 
Suas operações são voltadas para a transformação da garrafa PET em matéria-prima para novos produtos. Tornando o ciclo tanto ambiental quanto econômico vantajoso e sustentável.

Durante o processo de produção foi identificado que o consumo de água limpa estava muito alto. Precisavam de ajuda para reaproveitar a água utilizada na lavagem de garrafas PET e assim, acabar com o desperdício e ainda gerar economia financeira para a empresa. 

 

Indústria de reciclagem PET

PET é a sigla utilizada para Polietileno Tereftalato, um polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos, John Rex Whinfield e James Tennant Dickson, em 1941. Ele é utilizado, principalmente, na forma de fibras para a indústria têxtil e de embalagens para bebidas.

A grande vantagem de ter uma bebida engarrafada com esse tipo de material é a relação entre o seu peso e o produto engarrafado. Por exemplo, uma garrafa que armazena 2 litros de refrigerante, pesa apenas aproximadamente 54g. Isso significa pouco material para muito produto, diferentemente das garrafas de vidro.

Dessa forma, não podemos negar que o consumo de PET é mundialmente altíssimo, levantando muitos debates sobre sustentabilidade e meio ambiente, já que esse plástico, que pode levar mais de 800 anos para se decompor, acaba poluindo rios e mares, sem contar no prejuízo aos animais que acabam morrendo pela sua ingestão.

Pensando em amenizar esse impacto ambiental, existem indústrias voltadas para a transformação de garrafas PET em matéria-prima para outros produtos, tornando assim, o consumo e o ciclo desse plástico mais sustentável. 

 

Reuso da água gera economia financeira !

Efluente clarificado

Após os primeiros contatos da Werjen com a TFT, foi realizada uma visita na estação de tratamento deles, que apresentou um efluente com carga bastante elevada.
Foram necessárias algumas análises até constatarmos que com a adição de 2 equipamentos ao processo já existente era possível reutilizar 100% do efluente gerado pela lavagem das garrafas!

Esse projeto foi realizado com a nossa Estracta – Estação de Flotação Compacta e um novo sistema de filtração que conseguiram clarificar o efluente de forma satisfatória e proporcionar o seu reuso!

Todo o efluente tratado foi redirecionado para o processo de separação, pré-lavagem e trituração das garrafas, onde antes utilizavam água limpa, gerando assim uma economia enorme para a empresa, que antes consumia um volume diário de 40 mil litros de água e conseguiu reduzir para 2 mil litros por dia!

Werjen estracta floculação
CEO da TFT visualizando amostra

A TFT não conhecia a tecnologia utilizada pela Werjen, mas no momento da instalação foi possível ver instantaneamente o resultado que superou as expectativas e o cliente ainda exaltou a fácil operação da ETE.

Para nós esse trabalho gerou uma grande satisfação, já que além de deixar um cliente satisfeito e ajudá-lo a economizar recursos naturais e financeiros, também estamos colaborando com uma indústria que possui um ciclo sustentável, pois reciclam um produto que ficaria décadas poluindo o meio ambiente e transformando em outros produtos que também serão recicláveis.

A economia, o reuso da água e a preservação do meio ambiente estão diretamente ligados ao propósito da Werjen, inclusive são os temas centrais do nosso manifesto! Se você também procura soluções que aliem tecnologia, economia, preservação e ainda atenda às normativas vigentes, está no lugar certo! 

Assista a reação do Diretor da TFT PET com resultado deste equipamento

Caso queira conhecer um pouco mais sobre esse produto acesse a página dele em nosso site: Clique AQUI
Os equipamentos e detalhes técnicos dessa jornada você pode descobrir entrando em contato com a equipe técnica da Werjen, por meio do site www.werjen.com.br

Faça você também a diferença, Werjen evolução de água e efluentes!

 

Deixe seu comentário

× Whatsapp