Skip links

Potencial Hidrogeniônico, o popular pH!

Aprenda porque o pH 0 (zero) é 10 MILHÃO de vezes mais ácido que o pH 7:

O pH está presente em nossa vida o tempo todo, mesmo que não saibamos disso. Controlar o pH da água de um aquário é vital para os peixes, o pH da água que bebemos influencia no funciona mento do nosso corpo, o pH do solo é fundamental para a agricultura. Mas afinal, o que é o pH?

O pH (Potencial Hidrogeniônico), é um índice para determinar e classificar a concentração de hidrônios ou didroxilas de uma substância, ou seja, determinar a concentração de íons de hidrogênio (H+). Saber a quantidade de íons positivos de hidrogênio nos permite dizer se uma substância é alcalina, neutra ou ácida. Geralmente as substâncias muito ácidas ou muito alcalinas agridem a natureza da vida, por isso é importante saber medir as concentrações dos hidrônios. A escala pH nos indica o quanto é ácida, alcalina ou neutra essa substância. A escala do pH parte do 0 (zero – o nível mais ácido), passa pelo 7 (neutro), e vai até o 14 (nível mais alcalino).

Antes de continuarmos, é interessante saber que o pH do sangue do nosso corpo fica na média entre 7,35 e 7,45. O pH influencia diretamente no funcionamento das nossas células, tecidos, glândulas e órgãos. Nossa alimentação, por sua vez, impacta diretamente no equilíbrio e funcionamento do corpo.

Até aqui tudo parece bastante simples para entender, ao analisarmos que o leite, por exemplo, que possui pH 6, é apenas 1 ponto mais ácido do que a água pura, ou que o bicarbonato de sódio é apenas 1,5 pontos de pH mais alcalino que a água pura, mas não é bem assim.

Acontece que a escala do pH não é aritmética, e sim, logarítmica. Isso significa que a cada ponto para cima ou para baixo que andamos na escala estamos nos distanciando significativamente do ponto anterior, quanto mais longe ficamos do centro, que é 7, as concentrações de alcaloides ou ácidos é muito maior, chegando a 10 milhões em seus extremos. Veja a tabela a seguir, onde facilmente verificamos os valores. Outra curiosidade bastante interessante é sobre a água pura. A água é fundamental para o funcionamento do nosso corpo, mas existem muitos tipos de água, e até mesmo a água pura não deve ser consumida! Isso mesmo, a água que ingerimos, seja ela mineral ou da torneira de nossas casas, possui diversos minerais que a tornam mais alcalina ou mais ácida (se colocarmos um limão junto, fica até mais saborosa!).

 

 

 

 

 

 

 

× Whatsapp