Skip links

Peneira na ETE: Qual é a sua função ?

A peneira é um processo importante em alguns tipos de tratamento de efluentes. Sua principal função é reter os sólidos grosseiros para não sobrecarregar as etapas posteriores, ou seja, remover da parte líquida todos os pedaços de sólidos que possam existir. 

Elas evitam, principalmente, o entupimento e obstrução de bombas e tubulações de um sistema, além de reduzirem a manutenção dos periféricos posteriores.

As peneiras são utilizadas no pré-tratamento de efluentes ou na captação de estações de tratamento de água e devem operar de forma contínua e estável, por isso precisam ser projetadas para a característica específica do efluente ou captação de água em que serão aplicadas.

Modelos de peneiras:

Existem modelos de peneiras para todas as aplicações, cada uma projetada para as características do efluente em que vai operar:

Como é o funcionamento de uma Peneira?

Independentemente do tipo de peneira, a função básica é a remoção de partículas sólidas do meio líquido. Para isso é utilizado o que chamamos de elemento filtrante. Trata-se de uma espécie de tela com ranhuras ou aberturas, que permitem a passagem da água e retenção da partícula sólida. 

O processo se inicia com o efluente despejado sobre a tela (elemento filtrante), que irá peneirar, deixando passar o líquido e segurando todas as partículas sólidas. O tipo desta tela, bem como a maneira como deve ocorrer o despejo, varia conforme a necessidade.

A tela da peneira/elemento filtrante possui diversas opções de abertura de malha, sendo determinada pelo estudo das aplicações e vazões.

Elemento Filtrante: Mais do que uma simples tela, tecnologia de ponta orientada à altos resultados de eficiência.

O elemento filtrante requer uma atenção especial na sua construção, pois ele será definido de acordo com as características do efluente e tipo de peneira que será utilizada. Afinal é ele que será responsável por receber toda a carga do efluente e efetuar a separação.

Os elementos filtrantes são construídos em formatos cilíndricos e, após planificação, recebem uma curvatura específica. Olhando de perto é possível perceber que esses componentes são feitos com perfis trapezoidais em “V” posicionados e soldados por meio da fusão de solda de indução (wedge wire screen), milimetricamente espaçados, cuja abertura define a aplicação e as dimensões das partículas retidas.

 

Químicas, Petroquímicas, Usinas de Açúcar, destilarias de Álcool, Indústria Alimentícia, Cítrica, Curtumes, Mineração, Fumo, Indústria de Bebidas, Cervejarias, Pesca, Papel e Celulose, Frigoríficos, Indústria Têxtil, usinas de açúcar, tratamento de efluentes industriais, domésticos, matadouro de suínos, bovinos e aves, Saneamento Básico, tratamento de água, tratamento de efluentes, peneiramento, peneira, gradeamento, ete, estação de tratamento, remoção de sólidos,

× Whatsapp