Skip links

Degradação do Lixo

Mais importante que saber o tempo de decomposição dos materiais é saber que alguns desses materiais são recicláveis e, portanto, quanto menos nós jogarmos fora, menos materiais a natureza terá que decompor.

A tabela de tempo de decomposição de materiais é um poderoso instrumento de sensibilização que, invariavelmente, faz as pessoas pensar na sua responsabilidade individual com relação ao lixo. Há, porém, muita variação da informação. Isso se deve ao fato de que o tempo de decomposição deverá variar de acordo com as condições do solo ou ambiente em que os materiais foram descartados.

 

 

A reciclagem e o tratamento do lixo são duas medidas extremamente importantes para a preservação do meio ambiente. Grande parte dos materiais, principalmente resíduos sólidos, podem levar dezenas e até centenas de anos para se decompor na natureza. Desta forma, é de extrema importância que os materiais, principalmente os inorgânicos (resíduos sólidos), não sejam descartados no solo ou em rios e mares. Como o tempo de decomposição destes materiais é elevado, o solo pode ficar poluído ou contaminado durante muito tempo. Quanto maior o tempo de decomposição, maior o prejuízo para o meio ambiente.

 

Deixe seu comentário

× Whatsapp