Skip links

Sustentabilidade e o meio ambiente!

A sustentabilidade é a capacidade em que o ser humano apresenta para usufruir de todos os recursos naturais existentes sem comprometê-los para as futuras gerações.

Ao se falar de recursos naturais, normalmente se refere ao meio ambiente, onde tudo que se usa no dia a dia depende de forma direta ou indireta dele. Por isso, procurar preservar o meio ambiente é algo que se encontra nos princípios da sustentabilidade.

Quanto ao significado de sustentabilidade, isso é um pouco complexo, pois envolve diversas variáveis independentes entre si. No entanto, todos os aspectos sociais e os processos, sejam eles, energéticos, ambientais e econômicos, se encontram de forma direta nesse conceito.

É fundamental atualmente entender os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente, onde os princípios da relação entre esses termos podem se aplicar em diversos tipos de empreendimento.

A sustentabilidade é definida como uma condição de tudo que é sustentável, onde se usa tal termo quando se fala da relação do ser humano com os recursos naturais, de uma forma que eles sejam preservados e sem que haja o comprometimento deles.

Já em relação ao meio ambiente, esse é um termo utilizado para fazer referência sobre todas as coisas vivas e não-vivas na Terra, podendo ser uma definição restrita ou ampla em relação às questões culturais, físicas e sociais.

Qual a relação entre sustentabilidade e meio ambiente?

Quando se iniciou a discussão no ano de 1972 sobre o assunto de sustentabilidade e meio ambiente na Organização das Nações Unidas, foram definidos alguns princípios de preservação e melhorias do ambiente natural.

No entanto, só depois de vinte anos, em que ocorreu a ECO 92, a qual foi realizada a Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, teve-se a consolidação do conceito de desenvolvimento sustentável.

Tal desenvolvimento sustentável é definido para atender as necessidades do ser humano atualmente, sem que haja o comprometimento com as gerações futuras, em que essas gerações devem também usufruírem dos recursos naturais atuais para as suas próprias necessidades.

Dessa forma, pode-se entender que se aplica o conceito de sustentabilidade quando se utiliza dos recursos naturais do ambiente, onde eles devem ser mantidos e preservados para condições ideais para a vida futura.

Além disso, ainda se aplica a obrigação do desenvolvimento sustentável para todas as organizações do mundo, especialmente aquelas que usam os recursos naturais que se encontram disponíveis para produção.

No entanto, apesar de eles serem indispensáveis para manterem a produção, é preciso que os recursos sejam usados de forma consciente para que não sejam ameaçados para o futuro.

Com isso, quanto às principais ações que se relacionam a sustentabilidade, podemos encontrar algumas, como:

  • A exploração de recursos vegetais das florestas e das matas de uma maneira que seja controlada e que garanta o replantio.
  • A preservação de uma forma total das áreas verdes e que não sejam destinadas para exploração.
  • Para as ações que tem a visão do incentivo a produção e o consumo dos alimentos orgânicos, em que esses não agridem a natureza e ainda são benéficas para a saúde.
  • A exploração de recursos minerais de uma maneira controlada, onde deve ser racionalizada e com planejamento.
  • Utilização de fontes de energias mais limpas e renováveis para a redução do consumo de combustíveis fósseis, preservando os recursos minerais.
  • A criação de atitudes pessoais e empresariais que sejam voltadas para a reciclagem, gerando renda e a redução da quantidade de lixo no solo.
  • O desenvolvimento de uma gestão sustentável em empresas na intenção de reduzir o desperdício e garantir o desenvolvimento de produtos que tenham um baixo consumo de energia.
  • Por fim, atitudes que sejam voltadas para o consumo mais controlado de água, e com isso, evitar o desperdício.

Sendo assim, de uma forma geral, pode-se dizer que a sustentabilidade e meio ambiente é quando se utiliza os recursos naturais de uma forma sustentável, em que eles se conseguem manter por muitos anos, não se esgotando facilmente.

Portanto, existe uma forte relação entre a sustentabilidade e meio ambiente, onde um desenvolvimento sustentável é capaz de não provocar a escassez ou até mesmo o esgotamento dos recursos, garantindo que eles atendam todas as necessidades atuais e para as futuras gerações.

Deixe seu comentário

× Whatsapp