Skip links

O que são efluentes ?

A grande maioria das atividades humanas, acabam gerando efluentes e resíduos, sólidos, líquidos e gasosos que, de uma maneira ou outra, têm seu destino final na atmosfera, nos solos e na água. Um grande número desses efluentes e resíduos são constituídos de materiais ricos em nutrientes, bem como de inúmeros contaminantes orgânicos e inorgânicos que são extremamente prejudiciais, tanto para o meio ambiente, quanto para o homem.

Mas afinal, o que são efluentes?

Efluentes são rejeitos resultantes de atividades humanas, seja por meio de processos da cadeia produtiva, ou simplesmente de atos cotidianos. esses efluentes, podem ser encontrados nas formas gasosa e líquida, e possuem níveis elevados de poluentes.

Os efluentes são subdivididos em dois tipos principais, os efluentes sanitários, resultantes de atividades doméstica, e os industriais, provenientes da cadeia produtiva. Enquanto o efluente sanitário apresenta em sua composição cerca de 99,9% de água e 0,1% de sólidos, que podem ser matéria orgânica, nutrientes ou microrganismos patogênicos; os efluentes industriais podem conter óleos, metais pesados e outras substâncias consideradas tóxicas e altamente contaminantes.

O segredo para uma vida mais tranquila, eu um meio ambiente protegido e livre de poluição, é a boa relação do homem com a natureza, no que se diz respeito aos recursos naturais, sejam eles hídricos ou de qualquer outra espécie. é preciso cuidado com os resíduos, e a exploração ambiental.

Deixe seu comentário

× Whatsapp