Skip links

A importância da Água

água é o único recurso natural que possui relação com todos os aspectos da civilização humana, indo desde o desenvolvimento agrícola e industrial até os valores culturais. Sendo um recurso natural fundamental, e um meio de vida para inúmeras espécies animais e vegetais, além de ser um elemento de valores culturais e sociais, um fator de produção de diversos bens de consumo intermediário e final.

A importância da água na vida

Presente na vida em todas as atividades do dia a dia, a água  corresponde a 70% da composição do organismo humano, sendo responsável por cerca de 75% do peso de um músculo, 95% do volume do sangue, 14% da gordura corporal e 22% do tecido ósseo.

Sendo a substância mais abundante do planeta, a água cobre cerca de 70% de toda a superfície da terra, podendo ser  encontrada nos oceanos, rios, lagos, lençóis freáticos e calotas polares. Porém, mesmo a água sendo abundante no planeta, apenas 3% desse total corresponde a água doce, apta ao consumo humano, dos quais a grande maioria está presente em forma de gelo nas calotas polares.

Além de ser fundamental para a nossa vida, a água é muito usada ainda para irrigação na agricultura, onde se usa para produção de alimentos, na pecuária, na geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, na fabricação de medicamentos, entre muitos outros usos.

Atualmente, pode-se encontrar muitos outros problemas em relação a água, como a poluição da água, pois devido ao crescimento da população e o seu mau uso, ela tem sido muito desperdiçada e poluída por lixos, esgotos, pesticidas e produtos tóxicos e químicos, o que reduz ainda mais a sua disponibilidade.

Dessa forma, procurar cuidar da água e usá-la de uma maneira sustentável e preservando-a, vem sendo uma grande preocupação e muito urgente para uma sociedade que deve ser mais responsável, em que é preciso criar uma consciência da importância de cuidar desse bem natural.

Qual a situação da água potável no país e no mundo?

Sobre a situação dos dados da água potável no país e no mundo, é importante que você saiba que o planeta é um sistema fechado, e que a mesma quantidade de água é reciclada há muitos anos.

No entanto, o consumo de água potável tem aumentado a cada ano por conta dos enormes impactos ambientais que são ocasionados pelo crescimento da população, das atividades agrícolas e industriais, e principalmente, pelo enorme mau uso.

Os recursos hídricos potáveis têm se tornados cada vez mais limitados e a sua distribuição geográfica no planeta é muito irregular, o que tem ocasionado a causa de problemas muito graves, em que provavelmente ocorrerão guerras futuras pelo domínio da água potável.

Além disso, vale ressaltar que grande parte da produção dos grãos é usada para a alimentação de rebanhos suínos e bovinos, sendo que poderia estar matando a fome da humanidade, pois mais de um bilhão de indivíduos não possuem acesso a água potável.

Segundo alguns estudos feitos pela ONU ou Organização das Nações Unidas, foram concluídos que a qualidade da água só piora, e isso ocorre por conta do grande acúmulo de lixo, pois não existe o tratamento adequado e nem a construção de um planejamento do espaço urbano nas áreas de mananciais.

Sendo assim, é importante que todos tenham consciência de que a água é um recurso de valor inestimável, sendo essencial para vida e, por isso, é fundamental preservá-la, pois é ela que é capaz de sustentar a vida.

Mas, mesmo a água possuindo toda uma importância, ela tende a acabar e, portanto, é preciso ter alguns cuidados quanto ao seu uso, além da sua qualidade, suas fontes, a sua distribuição pelo mundo, seu planejamento e tratamento, e principalmente, a sua conservação e preservação.

Deixe seu comentário

× Whatsapp