Skip links

Sua empresa se preocupa com o meio ambiente?

Preservação ambiental: Uma decisão consciente e inteligente para a vida humana, animal e de toda natureza, além de ótima para os negócios!

Até algumas décadas atrás, a preocupação ambiental era algo que não era muito debatido e muito menos realizado. Ainda bem que o tempo passou, e com o avanço do tempo criou-se um entendimento de que ao preservar a natureza, preserva-se a própria vida humana.

Logo no início a primeira preocupação foi na questão da preservação animal, atendendo-se a extinção animal, logo em seguida a questão levantada foi o desmatamento das florestas. E nos últimos anos, a poluição atmosférica e dos mares tem sido cada vez mais debatida, e explorada.

É algo de entendimento público, que a preservação ambiental deve ser realizada não apenas em uma área específica, mas sim em um todo. Cada pessoa tem seu papel nesta preservação, incluindo as empresas. Responsáveis pela eliminação de grandes índices de CO2 na atmosfera e efluentes contaminados nos rios, lagos e mares, as empresas precisam entender seu importante papel no cuidado com o meio ambiente, assim como a saúde pública.

Isso porque, todo esse descarte nocivo,impacta diretamente na degradação de todo o ecossistema, o que traz grandes preocupações para a toda a vida do nosso planeta. Além disso, ao entender e começar a realizar ações que colaborem para a preservação ambiental, as empresas não apenas ajudam o planeta como um todo, mas também alcançam benefícios para suas operações, como por exemplo:

Melhora na Imagem

Um dos primeiros impactos positivos para a empresa após inserir ações sustentáveis.Isso porque a aparência de responsabilidade social, seriedade e compromisso com a população e a natureza se tornam parte da essência da empresa na visão pública.
Tanto os consumidores como a população geral, passam a enxergar a empresa como parceira da sociedade, diferente das grandes corporações em sua maioria, que pensam apenas em lucro e benefício individual.

Economia

Muitas empresas argumentam não realizar ações sustentáveis, devido aos custos que segundo eles são altos. O que pouco se avalia, é que a sustentabilidade impacta diretamente na redução de custos de produção.
Um bom exemplo disso, é o tratamento de efluentes que não só ajuda a reduzir o despejo de efluentes contaminados nos mananciais, como também reduz o consumo de água potável das empresas e indústrias, já que trabalha na reutilização de água.
Acaba, que ao final de tudo o investimento neste tipo de ação, se torna um negócio lucrativo para a empresa.

Sem riscos de multas

É isso mesmo! As empresas possuem compromisso com o meio ambiente e a população, e ao realizarem ações que impacte-os, estão sujeitas a multas e penalizações mais severas. O descarte incorreto de efluentes a um destes exemplos.
Quando uma empresa realiza esse tipo de ação, pode ser multada e até mesmo impossibilitada de realizar suas atividades temporariamente, e até de forma permanente.

Satisfação de consumidores e colaboradores

Ao ter a imagem elevada com a realização de ações benéficas para todo o planeta, a empresa passa a ter maior peso no mercado, já que cada vez mais cresce a conscientização da população referente a prevenção.
Com isso, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos ao tipo de produção e impacto que cada empresa causa ao planeta. Com ações positivas nesta área, cresce o número de consumidores que escolhem a sua marca.

Os colaboradores por sua vez, também são impactados, já que a satisfação de saber que estão atuando e colaborando para o benefício da sociedade e do meio ambiente, se tornam maiores o que torna a admiração pela empresa mais frequente.

O que a empresa pode fazer para ajudar o meio ambiente?

São muitas as opções que podem ser escolhidas e realizadas pelas empresas, a claro que cada setor possui suas particularidades que impactam diretamente na escolha destas ações.
Por exemplo, se seu setor atua com uma produção em larga escala de lixo, talvez a reciclagem deve ser o principal ponto que deve ser revisto. Se a grande questão a o grande consumo de água potável, o tratamento destes efluentes é uma das principais soluções que devem ser vistas. Conheça as principais ações sustentáveis:

  • Utilização de tratamento e reutilização de água;
  • Reciclagem de lixo;
  • Reutilização de matéria-prima;
  • Utilização de filtros de extração de poluentes emitidos na produção;
  • Entre vários outros.

A empresa pode realizar uma ou mais ações sustentáveis, assim como pode inseri-las de forma parcial, o mais importante a começar de algum ponto e servir de exemplo para as demais do segmento, assim como para toda a população.

Além disso, como visto estas ações podem impactar também em suas operações, través de economia e elevação nas vendas de forma extremamente significativa. Não trata-se apenas de ações ambientais, trata-se de estratégias inteligentes e que possam beneficiar ambos os lados.

Torne sua empresa mais consciente com a Werjen Evolução!

Deixe seu comentário

× Whatsapp